Reuters
O Google afirmou nesta quarta-feira (9) que as recentes mudanças no acordo da Apple com programadores de aplicativos para o iPhone vão, efetivamente, tornar inócuas suas ferramentas de publicidade no aparelho, criando barreiras "artificiais" de concorrência.
A Apple alterou palavras no acordo na segunda-feira, de forma que o documento parece proibir que agência de publicidade de terceiros possam coletar dados de uso de aplicativos de iPhone.
Isso prejudicaria agências de publicidade na concorrência com a rede de publicidade que a própria Apple irá lançar em 1o de julho, uma vez que dificulta a criação de anúncios dirigidos.
"Essa mudança não é do interesse do usuário ou do programador", disse em seu blog Omar Hamoui, fundador da empresa de publicidade móvel AdMob, recentemente comprada pelo Google.
Hamoui afirmou que o Google irá protestar a medida da Apple, que não quis comentar as alterações no acordo. "Barreiras artificiais contra a concorrência prejudicam o usuário e o programador e, a longo prazo, impedem o desenvolvimento tecnológico", disse Hamoui.
Recentemente, a AdMob divulgou dados apontando que cerca de um terço de seus anúncios em abril eram para aparelhos tipo iPhone, como iPad e iPod Touch.
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